literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Haicais para crianças
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

Haicais para crianças foi escrito por Terezinha Manczak, ilustrado por Monika Papescu e publicado em outubro de 2012. É um dos dez títulos que compõe a Coleção Encantado, parte integrante do Projeto Livro Livre, que contou com o incentivo de empresas privadas e instituições governamentais para a sua produção. Traz na contracapa a lista dos demais títulos e a logomarca dos seus colaboradores.

Esse livro apresenta quinze poemas curtos, sem título que também não estão preocupados com a rima. Chamamos esta forma poética de haicai. Trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses, os haicais versam sobre a natureza. Em Haicais para crianças isso não é diferente. A temática é a natureza e seus movimentos de cores e tonalidades distintas em cada estação do ano. Os poemas anunciam um modo de perceber cada uma delas pelos sinais materializados.

A predominância da cor azul e o brilho tanto da capa quanto das páginas ilustradas abrigam uma poesia “molhada” e volúvel que num momento está “cheia de calor [na qual] a lua vem mergulhar” (p. 6) em outro se entrega a lentidão porque o “outono é sossego - / com temperatura amena/ arvoredo dorme” (p. 11). Assim vamos “passeando” nas diferentes temporalidades poéticas que, por vezes, sucumbem quando “é noite na barra-/ uma balsa de silêncio/ faz a travessia”. As metáforas se multiplicam... Haicais para crianças mostra-se bucólico e encantador surpreendendo o leitor de todas as idades.

MANCZAK, Terezinha.Haicais para crianças. Ilustração de Monika Papescu. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2012.


AUTORES

Imagens