literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Histórias da vovó Arlete
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

O livro Histórias da vovó Arlete, de Arlete Trentini dos Santos, apresenta 29 histórias construídas em prosa e verso, além de uma história escrita por seu esposo, o poeta Júlio Cesar Bridon dos Santos, que a apresenta ao leitor.

Dentre as histórias escritas, há muitos personagens como: bruxas, fadas, bailarinas, pescador, palhaços, netas, netos, lenhador, agricultor, Papai Noel, famílias com mãe e filhos, e muitos animais como peixes, formigas, cigarras, coelhos, marimbondos, pônei, papagaios, cachorros e muitos gatos.

As histórias diversas trazem ensinamentos como o de ser uma criança educada, boa e obediente; de comer toda a comida; de estudar; de dizer sempre a verdade; de escovar os dentes; de jogar o lixo no lixo; de se sentir querido; entre outros. São histórias divertidas, com pitadas de magia e de valorização da vida.

Histórias que retratam variadas situações cotidianas e revelam a importância da partilha, da amizade, da família, da doação. Arlete escreve também, neste livro, narrativas fantásticas, como: de encontrar o tesouro no fim do arco-íris; de deixar de ser bruxinha; de causos de pescador.

Além de ensinamentos, as narrativas propiciam ao leitor adulto a rememoração de cenas e sabores da infância, como: o cheiro da pipoca no circo; o gosto dos bolachões de mel nas noites de Natal; o som das cigarras; os almoços de família nos domingos com o refresco de groselha dissolvido na água; os preparativos para a festa junina: trajes, pinturas, danças; as colheitas e plantações realizadas na horta no fundo da casa; as brincadeiras com a descoberta do eco; as mentiras ditas no primeiro de abril...

Cada uma das 30 histórias apresentadas no livro traz uma ilustração que retrata a história lida. As histórias apresentam um narrador, que subtendem ser a vovó Arlete e, em muitas delas, há diálogos entre crianças, falas de mães, pais, outros personagens e até mesmo de animais.

Histórias da vovó Arlete, da editora Nova Letra, traz a foto e a biografia da autora e dos ilustradores, aproximando-os, pela imagem, do público leitor. O livro tem uma ficha bibliográfica, dedicatória, agradecimento, sumário com o nome das histórias e a respectiva paginação e a apresentação da autora com a poesia do vovô Júlio Cesar.

SANTOS, Arlete Trentini dos. Histórias da vovó Arlete. Il. Cassiano Pereira Viana e Cesar Pereira Viana. Blumenau: Nova Letra, 2010. 72 p.


AUTORES

Imagens