literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Histórias para você dormir 3
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

O livro Histórias para você dormir 3, organizado por Izabelle Valladares pela literarte, apresenta diversas fábulas e histórias para o público infantil. Em todas as histórias há uma ilustração com uma frase escrita “para colorir”. Uma dessas histórias é de autoria de Arlete Trentini, intitulada “Um homem muito estranho”.

A narrativa é escrita na primeira pessoa do singular e conta a história de uma família que se mudou para uma pequena cidade. Fala das brincadeiras das crianças e do medo que elas sentiam de um morador esquisito que morava na cidade. E, nesse medo, uns diziam que ele era um lobisomem, outros um vampiro, outros uma mula sem cabeça, outros um extraterrestre... O que se sabe é que morava só e só saía à noite.

Mas, sobre a verdadeira história desse misterioso morador, a criança que narra revela que só veio a conhecê-la quando já morava noutra cidade. A história não apresenta diálogos, mas descreve falas entre os personagens crianças, entre um pai e o misterioso morador, e entre a criança e seu pai.

O livro traz uma pequena biografia da autora com sua respectiva foto, aproximando-a, pela imagem, do público leitor, e faz isso com cada um  dos autores. O livro tem índice com o nome das histórias, dos autores e a respectiva paginação, tem as quatro últimas páginas em branco dedicadas à escrita da primeira história do leitor, incentivando-o a uma possível autoria.

TRENTINI, Arlete. Um homem muito estranho. In: VALLADARES, Izabelle (Org.). Histórias para você dormir 3. Il. Danilo Marques. São Paulo: Literarte, 2012. 


AUTORES

Imagens