literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Histórias para vocês dormir: especial de Natal
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

Histórias para vocês dormir: especial de Natal

Por Eliane Debus

Professora MEN/PPGE/CED/UFSC

2013

O livro Histórias para você dormir: especial de Natal, organizado por Izabelle Valladares, é uma coletânea que reúne 36 contos de Natal, escritos por autores de diferentes partes do país. Interessa-nos para esta resenha a produção de dois autores especificamente, por serem eles catarinenses: Arlete Trentini e J. C. Bridom.

  O conto de Arlete Trentini: “Natal da Vovó” abre o livro e apresenta um conto nostálgico, escrito em 1ª pessoa, provavelmente a memória da infância da escritora. O pinheiro natural, colocado em uma lata e enfeitado com bolas de vidro, entre outros detalhes são trazidos pela autora como flash de um tempo que não retorna.

  J.C. Bridom, no conto “Natal”, rememora um Natal específico de sua infância quando, vestido de terno azul acinzentado, ganho de presente para a ocasião, e de posse de um radinho portátil (presente inesperado), sai à rua, mesmo com medo de Nicolau, para mostrar aos amigos suas novas aquisições. A aventura é frustrada quando, ao correr de uma possível perseguição do Nicolau, rasga o terno novo.

Outros contos têm, como elemento central para compor a narrativa, a memória de natais vividos na infância pelos escritores.

VALLADARES, Izabelle. (Org.). Histórias para você dormir: especial de Natal. Il. Danilo Marques. São Paulo:  Literarte, 2012.

AUTORES

Imagens