literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Lá, antigamente, eu voava devagar
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC

Thamirys Frigo Furtado
Doutoranda – PPGE/UFSC
2020

O livro Lá, antigamente, eu voava devagar, tem dupla autoria de Dennis Radunz e Laura Antonow, sendo uma história contada por ela, e recontada por ele. Foi ilustrado por Maurício Muniz, publicado no ano de 2016, e faz parte da segunda edição do projeto “Papel mundo”, idealizado por Vanessa Schultz. Esse projeto foi viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), trazendo histórias orais de crianças e adultos que são recontadas pelo escritor Dennis Radunz. Os livros do projeto foram publicados pela editora Pirilampejo no ano de 2016.

A narrativa apresenta a história rememorada e imaginada por Laura, sobre uma personagem criança que sabia voar sem asas, mas não era pilota de avião, nem tinha  máquina de flutuar. Menina que cuidava de crianças em casas “dos outros” (ANTONOW; RADÜNZ, 2016, p. 6) para poder estudar, e tinha “duas saudades” (ANTONOW; RADÜNZ, 2016, p. 6). E foi para matar essas saudades que a menina aprende a voar “com vento nos olhos, a dois metros do chão” (ANTONOW; RADÜNZ, 2016, p.8). No decorrer da leitura, se percebe, na sutileza das palavras, as flutuações da vida e as saudades que acompanham sua história. Laura finaliza imaginado quão bom seria “[...] vestir as meninas tristes com camisolinhas de cor rosa claro com flores miúdas e com babados [...] Para sonhar vivendo. Para dormir voando”. (p.15).

O livro brochura tem 16 páginas, traz as ilustrações aquareladas de Maurício Muniz que ocupam os conjuntos de páginas duplas e se engendram ao texto verbal, de tal maneira que, por vezes, ocupam mais espaço que ele, ou mesmo, ocupando sozinha o espaço das páginas e complementam a história, representando os olhares tristes, as saudades, continuidades e descontinuidades da vida de Laura e sua camisola cor de rosa com flores miúdas e babados.

REFERÊNCIA

ANTONOW, Laura; RADÜNZ, Dennis.Lá, antigamente, eu voava devagar. Il.: Maurício Muniz. Florianópolis: Pirilampejo, 2016.


AUTORES

Imagens