literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Macaco Maca
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestranda PPGE/UFSC
Professora de Educação Infantil da Prefeitura de Florianópolis
2017

O livro Macaco Maca, de autoria de Antonieta Mercês e com ilustrações de Flávia Lapolli, é apresentado com a ilustração de um macaco fazendo malabarismo. Na capa final aparece uma caixa sobre rodas, que lembra o vagão de um trem, e dentro dela vem um pequeno resumo da história. Na última página do livro vem a catalogação da obra, inserindo o livro como pertencente a literatura infanto-juvenil. Na penúltima página vem uma imagem em preto e branco da autora e da ilustradora com a biografia de ambas.

O enredo da história começa na página um, e a autora inicia com a célebre frase “Há muitos e muitos anos, em uma floresta distante...”. Nesse contexto ela apresenta ao leitor o macaquinho Maca, que é engraçado, levado e brincalhão. Acontece que um dia, o macaquinho caiu numa armadilha, foi capturado e vendido a um circo. Apesar de estar triste e preso numa jaula, aos poucos ele vai se inserindo nos trabalhos e no contexto das atividades circenses, vai fazendo amigos e aprende muitos truques, tornando-se uma das principais atrações do espetáculo.

Diferente do início, a narrativa não apresenta um “felizes para sempre”, mas revela a capacidade de adaptação e de inserção em outros contextos sociais. Mostra que o tempo passa e que tem o poder de transformar e/ou conformar. As ilustrações, ora coloridas, ora em tons de cinza, apontam para a esperteza, inteligência e o processo de aprendizagem de Maca. O enredo mostra as dinâmicas das relações, a força do poder de convencimento do macaco sobre outros grupos de animais do circo e sua capacidade de vivenciar diversos personagens.

MERCÊS, Antonieta. Macaco Maca. Ilustração de Flávia Lapolli. Florianópolis, SC: Pandion, 2013. 16 p.


AUTORES

Imagens