literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Margarida quer ser pata
VOLTAR
RESENHA

Gisele Gonçalves
Pedagoga/UFSC
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC)
2013

A narrativa intitulada Margarida quer ser pata integra o projeto colaborativo horizontal, denominado “Papel-mundo”, composto por três narrativas de autores distintos, recontadas de maneira peculiar pela escritora catarinense Gilka Girardello. Esse Projeto foi pautado na Lei Rouanet de incentivo à cultura e patrocinado pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ilustrada pelo renomado chargista, ilustrador e jornalista Fank Maia, a narrativa reconta a história das autoras Fernanda Areão da Silva Franconi e Gabriela Franzoni Correa, publicada no ano de 1965.

Quarenta e oito anos depois, no ano de 2013, esse valioso material literário infantojuvenil foi publicado pela Pirilampejo Edições. A narrativa retrata a história da personagem Bibi - neta da vovó Fernanda - que tinha uma característica muito peculiar: falava pelos cotovelos, era extremamente tagarela. O leitor é levado a compartilhar o imaginário da Vovó Fernanda, que, como estratégia, utilizou-se da contação de histórias para ensinar sobre a importância de também se ouvir. Mas não era qualquer história que seduzia a personagem Bibi, o que levou Fernanda a inventar a história bem sucedida da Margarida que queria ser Pata. Nessa história inventada pela vovó, a personagem Pata Margarida destaca-se pelo seu capricho, tem um marido, que mora longe, e três filhos - Tico, o mais velho, Teco e Zezeco, o caçula. O mistério da história é que os fatos, curiosamente, são as coisas que já aconteceram com a personagem Bibi, que a leva a refletir sobre "as coincidências" contadas, o que rememora às aventuras de Bibi e sua vovó Fernanda. Será que as aventuras contadas pela Pata aos seus filhos são as aventuras da Menina Bibi e de sua Vovó? Este mistério é desvendado ao final da narrativa, logo após serem apresentadas cinco aventuras da Pata Margarida com seus três filhos.

Com ilustrações fidedignas à narrativa, que seduzem o leitor à história, o texto apresenta características que aproximam o real e a fantasia, de modo que o pressuposto do Projeto "Papel-mundo", do qual esta narrativa faz parte: o mundo onde o papel de cada um é descobrir e escrever de novo o mundo, foi conceituado e contemplado nesta literatura, uma vez que o recontar e o reconhecer o mundo possibilita ao leitor conhecer histórias talvez já esquecidas e contemplar um novo olhar à narrativa.

GIRARDELLO, Gilka; FRANCONI, Fernanda Areão da Silva; CORREA, Gabriela Franzoni. Margarida quer ser pata. Il. Fank Maia. Florianópolis: Pirilampejo, 2013.


AUTORES

Imagens