literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Meu amigo muito verde
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC

Thamirys Frigo Furtado
Doutoranda– PPGE/UFSC
2020

O livro Meu amigo muito verde tem dupla autoria de Dennis Radünz e Carol Gesser, história contada por ela, e recontada por ele. Foi ilustrado por Carla Lado B e publicado no ano de 2016.  O livro fez parte da exposição Papel Mundo, de curadoria de Vanessa Schultz e produzida por Denise Bendiner.Esse projeto foi viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) trazendo histórias orais de crianças e adultos que são recontadas pelo escritor Dennis Radunz. Os livros foram publicados pela editora Pirilampejo no ano de 2016.

Dos medos causados pelo pai, mãe e irmão, na busca pelo bom comportamento de Carol, surge um amigo imaginário que resulta no livro Meu amigo muito verde. A narrativa apresenta a história imaginada por Carol, sobre um funcionário verde, desajeitado e atrapalhado que trabalha com “meu pai” (GESSER; RADÜNZ, 2016, p. 2), funcionário e amigo do pai que tinha “[...] uma boca de jacaré. Patas de jacaré. Olhos de jacaré” (GESSER; RADÜNZ, 2016, p. 4). A menina tinha medo do tal funcionário, desde que o “verdoso” (GESSER; RADÜNZ, 2016, p. 12) deixou o trabalho de “fiscal da Fiscalização do Fisco Fiscalizante” (GESSER; RADÜNZ, 2016, p. 6) no Ministério do Meio Ambiente (informação que é trazida apenas na ilustração).

Esse imaginário, que percorre toda a narrativa, apresenta a criatividade e imaginação de uma criança que espera por conhecer esse amigo, que na verdade existe apenas nas suas criações, que surgem por meio das repressões realizadas pelo pai, mãe e irmão que diziam para que ela tivesse cuidado com o jacaré, sempre que fazia algo indesejado por eles. Assim, Carol ficou na expectativa de um dia encontrar esse amigo, mesmo com um grande medo. Seus encontros foram apenas em sonho, já que agora “o jacaré de Papo-Amarelo” (p.07) já não trabalhava mais com seu pai. Mas, será que esse amigo existe mesmo? Será que Carol vai perder seu medo?

O livro brochura tem 16 páginas, e traz as ilustrações de Carla Lado B, que ocupam os conjuntos de páginas duplas e engendram-se ao texto verbal de tal maneira, que, por vezes, ocupam mais espaço que ele, trazendo imagens relacionadas à narrativa, nas guardas do livro.

REFERÊNCIA

GESSER, Carol.; RADÜNZ, Dennis.Meu amigo muito verde. Il.: Carla Lado B. Florianópolis: Pirilampejo, 2016.


AUTORES

Imagens