literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Miguelito, o pirulito
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro Miguelito, o pirulito, de Else Sant´Ana Brum foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1985, e publicado em 1986, na Coleção Pró-criança, Ano 2, exemplar 26.

A narrativa tem como protagonista um menino, que adora pirulito. E o gosto pelo doce redondo no palitinho acabou por influenciá-lo até mesmo nos seus desenhos escolares. A professora, consternada com a insistência do menino em desenhar pirulitos, informa que não mais aceitará o desenho do pirulito. O menino usa outra estratégia para construir seus desenhos, por exemplo, no dia das mães seu coração está no palitinho, no dia do soldado o canhão vem empalitado.

A professora, então, é convencida pelo menino que o mundo seria mais doce se viesse no palitinho, ou melhor, em forma de pirulito. Desse modo, a narrativa não tem um caráter moralista ou edificante, pois deixa a possibilidade de o menino exercer a sua criatividade ao seu modo.

BRUM, Else Sant´Ana. Miguelito, o pirulito. Il. Sérgio José Meurer. Florianópolis: LADESC, 1986.   


AUTORES

Imagens