literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Else Sant´ana Brum
VOLTAR

Por Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

Else Sant´Ana Brum nasceu na cidade de Joinville (SC), em 15 de agosto de l936. Profissionalmente, atuou como bancária durante 15 anos, dedicando-se, após esse tempo, ao Magistério, no qual atuou, durante 25 anos, como professora alfabetizadora, diretora da Escola Municipal João Costa, em Joinville, Santa Catarina, e chefe da Divisão de Atividades Complementares da Secretaria Municipal de Educação. Já aposentada, trabalhou como professora de Música no Jardim de Infância Viva Eu, Viva Tu.


Formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na FURJ-Joinville, atualmente chamada Univille. Também é pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Else Sant´Ana Brum teve seu texto Miguelito, o pirulito classificado no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1985 e publicado, em formato de livro, em 1986, na Coleção Pró-criança, Ano 2, exemplar 26.

Com o incentivo dessa publicação, apresentou algumas histórias para a editora Eco, de Blumenau, que publicou os dois livros infantis: Cri-Cró (1992) e Retetéu (1994).

Em 1996, a Editora Movimento e Arte de Joinville lançou seu quarto livro infantil Serelepe.

Publicou, mensalmente, entre os anos de 2006 e 2012, histórias no Jornal A Notícia, primeiramente, no suplemento “Ciranda” e, depois, no "AN ESCOLA". Vale ainda lembrar que sua produção como poetisa pode ser encontrada no Suplemento Literário A ILHA e, pelo mesmo grupo, tem publicado o livro de poemas, Hóspedes do Coração.


BIBLIOGRAFIA