literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O anjo avoado
VOLTAR
RESENHA

Por Arlete de Costa Pereira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
e Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda da Pós-Graduação em Educação – UFSC
2015

O anjo avoado é a narrativa poética que faz a estreia da escritora Suzana Mafra no campo da literatura infantil, a autora, poetisa como é, constrói a história com frases rimadas. Um livro cuja cor predominante é o azul do céu por onde o anjo passa voando, mas que também remete a cor da casa de infância da autora, “uma casa azul rodeada de flores e árvores”. Essa informação consta nos paratextos, que traz na orelha da frente alguns dados sobre a autora, uma fotografia e diz que este é seu primeiro livro infantil. Antes, havia publicado dois livros de poemas e um de crônicas. Na orelha de trás, seguindo o mesmo estilo, traz informações sobre a ilustradora e também uma fotografia que possibilita ao leitor uma aproximação maior com estes interlocutores. Nesta obra, texto e ilustrações revelam uma harmonia perfeita, leveza nos traços, nas cores, nas palavras.

O enredo versa sobre um anjo meio atrapalhado que voava alto pelos céus para atender ao chamado do menino Geraldo, mas desceu na casa ao lado, onde morava Bernardo, que ficou surpreso com a visita inesperada. Ao perceber a confusão, levou o anjo até a casa de Geraldo, que, ao abrir a porta, ficou muito feliz ao ver que seu pedido havia sido atendido, já que queria um amigo para brincar.

A autora brinca com a palavra avoado, já que o anjo que voa, é distraído, tem a cabeça no ar e, além de tudo, é atrapalhado. O anjo avoado mesmo atrapalhado, mostra que consegue atender aos pedidos dos meninos e convida o leitor a voar junto nessa aventura pelo azul dos céus, no mesmo azul que a ilustradora Marcia Cardeal escolheu para construir a narrativa visual que acompanha o texto escrito.

MAFRA, Suzana. O Anjo Avoado. Ilustração de Márcia Cardeal. Blumenau: Nova Letra, 2014.


AUTORES

Imagens