literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Márcia Cardeal
VOLTAR

Por Simone Cintra
Professora MEN/CED/UFSC
2013

A artista plástica e professora universitária Márcia Cardeal, nascida em Brusque (SC), iniciou sua carreira de ilustradora, como ela mesma conta em entrevista concedida à Yedda Goulart (2011), ainda na adolescência. Sua estreia aconteceu com a ilustração do primeiro livro, intitulado Verde Vale, da também catarinense Urda Klueger.


Márcia é bacharel em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Design de Embalagens pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em sua pesquisa de mestrado, dedicou-se ao estudo e à análise de imagens tátil-visuais, que ilustram livros de literatura produzidos para crianças cegas. Sua investigação lhe proporcionou, também, o conhecimento sobre a produção dessas imagens. Assim pode colocar em prática esses conhecimentos, ao produzir ilustrações em relevo tátil a partir de três histórias escritas por Maria Lúcia Batezat Duarte. Essas imagens, juntamente com ilustrações visuais das mesmas histórias, puderam ser vistas por muitas pessoas e em diferentes cidades na exposição Mãos para Ver, com realização do SESC Santa Catarina.

Além de ilustrações de livros, a artista desenvolve demais criações visuais como, por exemplo, a bela arte da página inicial do nosso livro online: Literatura Infantil & Juvenil produzida em Santa Catarina.

A seguir, encontram-se alguns dos títulos ilustrados por Márcia Cardeal:

Rua Âmbar, com texto de Eloí Bocheco, 2013;

Um Cavalo para Eduardo, com texto de Antonio Carlos Floriano, 2013;

É Tempo de Pão-por-Deus, com texto de Eliane Debus, 2011;

A Dança das Cores, com texto de Luís Pimentel, 2011;

Uma Casa sem Cor, com texto de Zahidé Lupinacci Muzart, 2009;

Que Saudade que dá, com texto de Tânia da Costa Minella, 2008;

A Casa Amorosa, com texto de Inês Mafra, 2002;

Pequeno Gafanhoto Biografado, com texto de Valdemir Klamt, 2002;

Pomar de Palavras, com texto de Alcides Buss, 2001;

Vovó quer Namorar, com texto de Maria de Lourdes Krieger, 1990;

Maria Mania, com texto de Marta Martins, 1988;

Dança de Cabeça, com texto de Inês Mafra, 1982;

Verde Vale,com texto de Urda Klueger, 1979.

Referência

GOULART, Yedda. A ilustração: uma ponte para o outro. In: BOCHEGO, Eloí; GRAZIOLI, Fabiano; DURLI, Zenilde (Org.). Um dedo de prosa, outro de poesia: conversas com quem gosta da palavra. Erechim, RS: Habilis, 2011.


BIBLIOGRAFIA