Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Anjo Rouco
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

O livro O anjo rouco, de Paulo Venturelli, classificado, comercialmente, como novela juvenil, é repleto de ficção e mistério. Narra a história de um menino que mora tranquilo na cidade de Brusque, quando, num acontecimento inesperado, barulhos estranhos e amedrontadores invadem as noites da pequena cidade.

Enquanto os adultos tentam encontrar uma forma racional de explicar o fenômeno, as crianças se divertem imaginando que mistério cercaria os barulhos, que durante dias ecoaram pelas noites. Será que é uma alma penada? Será que é uma baleia encalhada no pequeno rio?

Até que um dia o menino, protagonista da narrativa, encontra muita coragem e sai na madrugada para tentar encontrar a origem daquele barulho. E, orientado pelo som, acaba desvendando o tal mistério.

Paulo Venturelli nos presenteia com essa história, que soa como uma lembrança de infância, fazendo dos leitores, cúmplices de suas tentativas de manter um mistério para que seja um segredo só dele.

Um texto rico em detalhes, que em nada subjuga a capacidade do seu leitor, muito pelo contrário, coloca o leitor numa construção intensa de significados e representações. E ainda traz como característica fundamental as ilustrações de Laurent Cardon, que colaboram com a construção da palavra escrita. 


VENTURELLI, Paulo. O anjo rouco. Il. Laurent Cardon. Curitiba: Positivo, 2011.


AUTORES

Imagens