literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O caso do ovo de forma
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/CED UFSC
2020

O caso do ovo de forma, escrito por André Soltau – sem esquecer a ajuda dos seus meninos – e ilustrações de Isadora Locatelli, narra as peripécias de uma galinha que mora no sítio do seu Geraldo e bota ovos diferentes.

  O inusitado: botar ovos de diferentes formas – menos ovalado – cria uma plateia para a galinácea e gera certa inveja das outras companheiras de galinheiro; a aflição faz com que a personagem bote um ovo ovalar, mas ele continua diferente, pois agora é azul “Oval e azul, das cores dos mares do sul” (SOLTAU, 2018, s.p). As dificuldades financeiras de seu Geraldo e a possibilidade de venda da galinha “diferente” faz com que todas as demais se unam e botem ovos em fartura para reerguer o sítio.

  Uma narrativa que convoca o leitor para valorizar e respeitar as diferenças, uma ode ao trabalho coletivo e as vitórias possíveis advindas dele. “O sítio do seu Geraldo e o galinheiro se transformou em ponto turístico o ano inteiro” (SOLTAU, 2018, s.p).

Ao final da narrativa, o leitor é convocado a interagir e brincar: primeiro imaginar um ovo de formato diferente e a desenhar, em espaço disponibilizado para este fim; segundo a retornar ao longo das páginas e descobrir objetos perdidos pela história (as imagens são reproduzidas para esse fim). 

  O livro tem dois paratextos explicativos, o primeiro “Bonito o caminho desse livro” versa sobre a história da história, quando ainda tinha os filhos pequenos e contava, colaborativamente com os meninos, várias versões e o segundo “Conversas com adultos que contam histórias”, que promove a interação com escritores e mediadores do livro literário.

A leitura fatalmente nos leva a pensar no trabalho colaborativo e no respeito as diferenças.

REFERÊNCIA

SOLTAU, André. O caso do ovo de forma. Il.: Isadora Locatelli. Itajaí: Traços & Capturas, 2018.


AUTORES

Imagens