literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Hotel dos Bichos Desamparados
VOLTAR
RESENHA

Maristela Della Flora
Acadêmica do Curso de Pedagogia – Bolsista Voluntária - UFSC
e Chirley Domingues
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

O hotel dos bichos desamparados (FTD, 1988) traz a história de Tice, uma garotinha que vivia em uma casa grande, com um lindo jardim. Depois que o seu canarinho-do-reino fugiu, Tice queria compensar a sua perda e amenizar a sua tristeza adotando todos os bichos sem lar. Comunicou sua decisão ao pai e o convenceu a colocar, no Jornal do Bichos, um anúncio, convidando todos os bichos desamparados para morarem no “Hotel dos Bichos Desamparados”.

Alertada pelo pai, que lembrou à Tice que há no mundo milhares de animais abandonados, a menina enfatizava no anúncio que não poderia abrigar todos os bichos do mundo, mas “só alguns”. 

Os dias passaram e Tice aguardava ansiosa a vinda dos bichos, mas eles não apareciam. Por dias, ela chegava a pensar que o pai não levara o anúncio ao jornal. Até que um dia, quando Tice acompanhava o pai na saída para o trabalho, ambos ouvem uma vozinha na entrada da casa. Era o primeiro hóspede, um periquito. 

Depois desse, uma multidão de bichos decidiu aceitar o convite de Tice. Chegavam todos juntos, acompanhados pelo carteiro, que era quem sabia o endereço do hotel. Apavorada e sem saber o que fazer, Tice, precisou tomar uma decisão. O que fazer? Como abrigar todos os animais? Onde Tice abrigaria todos os bichos desamparados?


HOFFMANN, Ricardo. O Hotel dos bichos desamparados. Il. Patrícia Gwinner. São Paulo: FTD, 1988.


AUTORES

Imagens