literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Macaco Inventor
VOLTAR
RESENHA

por Simone Cintra
Estágio pós-doutoral
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFSC
2012

O macaco inventor faz parte de outra coleção criada por Léo Vitor e Paula Saldanha, esta composta por fábulas. Neste livro, tanto as ilustrações como a editoração gráfica apresentam características bastante incomuns à época de sua publicação: início da década de 1970. As palavras são grafadas com letras de diferentes cores, tamanhos e estilos; páginas inteiras de cores variadas compõem os elementos narrativos da história e uma página ilustrada ocupa o lugar da palavra, possibilitando ao leitor a compreensão do desenrolar da história por meio da leitura de uma imagem.    

A fábula conta a história do macaco Chico, uma criatura que, diferentemente de seus familiares e demais membros de seu bando, não se contenta em ser feliz com o que a natureza lhe proporciona, desejando conhecer e inventar outras formas de se relacionar com aquele seu mundo que só tinha “árvores e árvores e macacos e macacos e frutas, é claro”. De tanto “inventar moda” Chico é banido do bando e na companhia da avó – que também havia sido banida, pois já estava muito velha – continua a inventar e a criar, chegando à conquista de sua maior invenção: um mundo novo.  

Junto às dificuldades e à perseverança do macaco inventor, Léo Vitor enfatiza questões pertencentes ao universo humano como o autoritarismo, a insegurança, o medo do novo, mas, também, o ímpeto por ele. 


VITOR, Léo. O macaco inventor. Il. Paula Saldanha. Rio de Janeiro: Lia Editor SA, 1973.


AUTORES

Imagens