literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Macaquinho Ladrão e outros Contos Aventureiros
VOLTAR
RESENHA

Por Heliete Schütz Millack
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC

Idealizadora do Projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco – Florianópolis (SC)
2013

Após o sucesso de A Galinha de Angola, Vó Ana, como é carinhosamente chamada, a escritora Ana Branca Cardoso, apresenta em O Macaquinho Ladrão e outros Contos Aventureiros três contos infantis. Em cada um deles, o enredo é trazido à tona pela voz de um narrador que conta as venturas e desventuras de Guri, O Macaquinho Ladrão, o encontro entre O Vaga-Lume e a Joaninha, e o reencontro entre O Jacaré e o Peixinho.

Por meio das travessuras e experiências de Guri, da amizade e das descobertas do “rei vaga-lume” na companhia da rainha joaninha, e também da sensibilização do Mestre jacaré por parte do peixinho, esses três “contos de fadas” abordam ensinamentos sobre valores e princípios de boa convivência entre os seres vivos.

O livro atrai o público infantil, em especial, tanto pela linguagem acessível quanto pela ilustração de Lourecil Saidel (Lore), e também pelo recurso da personificação dos “bichinhos” na figura de protagonistas das narrativas que o compõem.

CARDOSO, Ana Branca. O Macaquinho Ladrão e outros Contos Aventureiros.  Il. Lourecil Saidel. Blumenau: Nova Letra, 2004. 20p.


AUTORES

Imagens