O menino e a bruxa fumaça

Por Maria de Fátima Tonin Lunardi.
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora

A narrativa O menino e a bruxa fumaça trata da história de Júnior, um menino alegre que não gostava muito de estudar. Diariamente, ele sentava-se embaixo da figueira que havia no pátio da escola, para descansar na hora do intervalo da aula.

Numa manhã, estava ele distraidamente e não percebeu que bateu o sinal e foi ficando por ali. De repente, percebeu que estava sozinho, o pátio estava vazio e todos na escola estavam ocupados, assim ele resolveu acender um cigarro. Sentia-se um verdadeiro galã de cinema. O menino começou a ficar angustiado, pois estava numa mistura de medo de ser flagrado fumando no pátio da escola, aliado ao sentimento de culpa pelo ato de fumar. À medida que ia fumando e soltava baforadas, a fumaça ia tomando conta de tudo que estava a sua volta. Junior percebeu que a fumaça do cigarro, começou a ganhar vida e transformou-se numa bruxa terrível, que o deixou ainda mais assustado.

Essa bruxa começou a conversar com ele sobre os malefícios que o cigarro produz no organismo e também os prejuízos financeiros, sociais e emocionais que o cigarro acarreta, convencendo-o a não mais fumar.

FERREIRA, Luiz. O menino e a bruxa fumaça. Il. e diagr. Lore. Blumenau: Nova Letra, 2013.