literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O monstro Atômico
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutoranda em Educação – UFSC
2017

O livro O monstro Atômico, de Anamaria Kovács, narra em dez capítulos (numerados de traz para frente) a história dos amigos André, Bilico, Bruno, Akiro, Carioca, Chica, Lina e do cachorro Valadão, a partir do momento que descobrem que uma usina nuclear será construída pelo governo federal na pequena cidade de Sambaqui no Espírito Santo, local onde moram.

Divididos entre a promessa de progresso e o medo dos malefícios que podem ser causados pela chegada da usina, a população da pequena cidade busca entender a grande novidade, assim também reagem os adolescentes da turma, que no início estavam apenas incomodados, quando descobrem que o campo de futebol foi o local escolhido para sua a construção. Durante a narrativa se interessam em conhecer as ameaças do monstro atômico que está por vir.

Cada capítulo é aberto por uma ilustração em preto e branco que pontua uma passagem importante da história. A narrativa é conduzida mesclando dados históricos e científicos com fatos ficcionais, com uma linguagem próxima ao seu universo. A turma aprende cidadania debatendo também os conflitos próprios que permeiam a adolescência.

Ao final da história, o livro apresenta paratextos, trazendo informações sobre a usina nuclear que foi instalada no município de Sambaqui, bem como algumas discussões sobre valores e amizade, e palavras dirigidas para outras pessoas, que podem ser comparados ao poder de uma bomba nuclear, também um jogo de caça ao tesouro, no qual o leitor precisa encontrar as palavras que preenchem as frases sugeridas dentro do texto.

KOVÁCS, Anamaria. O monstro atômico. Ilustração de Paula Mastroberti. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1998.


AUTORES

Imagens