literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Anamaria Kovács
VOLTAR

por Maristela Della Flora
Acadêmica do Curso de Pedagogia – Bolsista Voluntária - UFSC
2012

Anamaria Kovács nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Naquela cidade realizou a sua formação educacional: graduada em Jornalismo; Mestre em Comunicação; e Doutora em Letras, pela UFRJ. Estudou francês na Alliance Française e inglês no Instituto Brasil - Estados Unidos; fez curso de piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Em 1976, transferiu-se com a família para Blumenau (SC) e dessa cidade fez morada.

Como jornalista, trabalhou no Correio da Manhã, RJ (extinto); no Jornal do Brasil (RJ); e no Jornal de Santa Catarina (SC). Participou da equipe de fundação e dirigiu a Revista de Divulgação Cultural da Universidade Regional de Blumenau (FURB); a revista de divulgação científica Dynamis (FURB); e o jornal comunitário O Caminho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, onde trabalhou como jornalista-responsável e editora. 

Como professora, atuou na Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ); no Instituto Izabela Hendrix (BH/MG); e na Universidade Regional de Blumenau (SC). Aposentou-se em dezembro de 1997, a fim de dedicar-se integralmente à produção literária. Desde setembro de 2004, pertence à Academia de Letras Blumenauense, ocupando a cadeira Emma Deeke. A partir de setembro de 2004, passou a integrar o time de colunistas do Jornal de Santa Catarina, publicando uma crônica por semana, às quintas-feiras.


A escritora tem vários títulos publicados.

Contos: 

* Entre a Terra e o Infinito (1985); 

* Bomba Relógio (1993); 

* Tecendo Memórias (2008, com Anete Beatriz Ern).

Para crianças e jovens:

* Sonhos de Criança (1988); 

* O Canto da Sereia (1996); 

*O Pinguim que Procurava o Sol (1998); 

* O Monstro Atômico (1998); 

* O Burrinho que Calculava (1998); 

* As Três Casas (2005); 

* Viajando com Dona Poesia (2005); 

Quem mora no mar? (2006).

Paradidáticos:

* Aventuras de Amanari (1º ao 5º ano do ensino fundamental)

* Desafios de Erika e sua Turma (6º ao 9º ano do ensino fundamental) – Projeto Piava/Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí: FURB – 2009;

* Coleção Eu Sou o Seu Coração. Venha me conhecer – Instituto Nacional de Cardiologia: Eu, Por dentro...; Segredos do Coração; Vamos Brincar? – 2011/2012.


BIBLIOGRAFIA