literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Vamos Brincar?
VOLTAR
RESENHA

Por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso de Pedagogia /UFSC
Bolsista Pró-Extensão

Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED
2013

O livro Vamos Brincar?, de Anamaria Kovács, é composto de sete poemas que têm como eixo norteador a temática do brinquedo e das brincadeiras infantis. Em “O pião”, quatro estrofes circulam e rodopiam para apresentar ao leitor o brinquedo pião; Em “Gangorra”, a autora constrói um poema curtíssimo no movimento de uma gangorra (sobe e desce de letras); em “Brincadeiras esquecidas”, é apresentada uma relação de brincadeiras tradicionais como amarelinha, chicote-queimado, esconde-esconde, entre outras, numa relação entre o ontem e o hoje; “A pipa” é construída com quatro estrofes que tem como mote a pipa; Em “Chuá, Chuá”, a chuva é o elemento que proporciona a brincadeira; em “ronda”, a circularidade da brincadeira de roda aparece nas palavras inventadas/neologismos: redondança, cirandança, redondando, cirandando; para finalizar “Pulando” traz uma brincadeira já esquecida “pula carniça”.

Os poemas deste livro, por certo, provocarão nos maiores lembranças da infância, nos menores, a restauração das brincadeiras antigas.

Este livro faz parte da Coleção “Viajando com Dona Poesia”, que reúne dez livros de poemas com ilustrações da própria autora. A coleção foi distribuída às escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, pois foi financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultural).

KOVÁCS, Anamaria. Vamos Brincar? Blumenau: Gráfica e Editora Otto Kuhr Ltda, 2005. 


AUTORES

Imagens