literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O pinguim que procurava o sol
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutoranda em Educação – UFSC
2017

O livro O pinguim que procurava o sol, de Anamaria Kovács, conta a história de Fredi, um pinguim que nasceu no inverno rigoroso do Polo Sul e, mesmo depois de crescido, sentia muito frio. Assim, ele virou motivo de piada entre os amigos, que não admitiam que um pinguim pudesse sentir frio.

Quando, ao perguntar para o Albatroz, se aquele frio e escuridão um dia acabariam, Fredi descobriu que existiam estações do ano, e que cada uma delas tinha climas diferentes, que logo a primavera chegaria e com ela o sol esquentaria os dias mais longos. Então, Fredi esperou ansioso por esse dia.

O pinguim desejou que todos os dias fossem de sol, para que pudesse se esquentar, viajando em um pedaço de gelo tentava se aproximar do horizonte para alcançar o sol, e no trajeto foi percebendo que quanto mais perto chegava, mais o gelo que o circundava se derretia, até que derreteu por completo. Fredi seguiu sua travessia a nado e só assim percebeu o quão longe estava de casa.

Quando exausto chegou a uma praia, foi acudido por crianças que cuidaram com muito carinho dele, mas, mesmo assim, sentia muita saudade de casa, e para o Polo Sul resolveu regressar.

KOVÁCS, Anamaria. O pinguim que procurava o sol. Ilustração de Marília Pirillo. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1998.


AUTORES

Imagens