literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Povo das Conchas
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Em O povo das conchas, Urda Alice Klueger narra a história dos Sambaquianos, povo que viveu no estado de Santa Catarina no período de 6.000 e 2.000 anos atrás e que deixou rastros por onde passava: os sambaquis, desenhos rupestres, as oficinas líticas, os sítios de acampamentos. É dessa forma que podemos perceber seu deslocamento e habitat no Estado, por onde viveram, como se alimentavam, curiosidades e o período em que habitaram a Terra.

O livro é ilustrado com fotografias, mapas, imagens de sinalizações rupestres, sítios arqueológicos, fósseis, todas as imagens em preto e branco, acrescentando significados à leitura do texto escrito. 

Fazendo crescer no leitor a curiosidade e o interesse em conhecer os locais, tão importantes para a história do Estado catarinense, a autora, estrategicamente, fornece informações a respeito de endereços dos locais de sambaquis que podem ser visitados no estado de Santa Catarina. O livro entra para o grupo dos paradidáticos, com informações muito ricas, que podem ser usadas por professores em sala de aula. Toda composição do livro é feita de uma forma breve e, assim, fácil de ser compreendida. Como em seus outros livros, Urda Alice traça um diálogo com o leitor, possibilitando que ele se sinta também um construtor da história.


KLUEGER, Urda Alice. O povo das conchas. Blumenau: Hemisfério Sul, 2004. 


AUTORES

Imagens