O Sapo, a Bruxa e a Corrente do Bem

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Mestre em Educação/UNESC e Doutoranda em Educação/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio a Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior– FUMDES

O livro O Sapo, a Bruxa e a Corrente do Bem escrito por Cármen Neves já está na segunda edição. A primeira de 2010 e a segunda de 2011. Esse livro também possui duas capas e ambas coloridas. As demais ilustrações aparecem em grafite e “convidam” as crianças para colori-las.As ilustrações foram produzidas por Daniel Costa. As biografias da autora e do ilustrador estão no final da obra que traz, na segunda edição, o depoimento de alguns leitores, adultos e crianças, com a apreciação da obra e comentários. Esse livro é o primeiro de uma série que deverá ser composto por seis narrativas envolvendo os mesmos personagens em diferentes histórias. O segundo também já foi publicado e intitula-se O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor.

O Sapo, a Bruxa e a Corrente do Bem é uma história que se passa num castelo muito próximo que possui uma linda lagoa e muitos sapos, um deles é especial. É um sapo que quer apenas fazer o bem. Tem como sua melhor amiga, Júlia. Uma princesa que dorme “abraçada a um sapo de pelúcia, imaginando ser o amigo” (Neves, 2011, p. 12). Numa sexta feira treze enquanto o sapo contemplava o luar e o brilho das estrelas ouviu um barulho e um grito de dor. Correu para ajudar, era uma bruxa que tinha perdido a sua vassoura e não podia prosseguir sua viagem. O sapo mergulhou na lagoa trazendo a vassoura da bruxa de volta, que, no ímpeto de agradecê-lo diz ao sapo que ele pode fazer um pedido, qualquer pedido, que ela tornará realidade. A bruxa começa fazendo uma mágica e dando voz ao sapo. Sua boca começa e se mexer e as palavras vão saindo. Por sua generosidade, o sapo não pede nada para ele. Pede por sua amiga, quer “que a princesa encontre um príncipe que a faça feliz” (Neves, 2011, p. 18).

O Sapo, a Bruxa e a Corrente do Bem é um livro que mistura ficção e realidade. Júlia, que dá nome à princesa personagem é também o nome de uma das filhas da escritora, a narrativa da experiência escolar e das aulas que o sapo acompanha na ficção está muito próxima da realidade vivenciada pela menina. Além disso, aparece o nome verdadeiro da sua professora de arte e das educadoras da escola. A construção narrativa não se limita a uma história. Ela vai ampliando fatos e acontecimentos mostrando a evolução do personagem principal, o sapo, por suas atitudes benfeitoras.Desse modo, busca-se resgatar os valores sociais esquecidosmostrando às crianças e aos adultos que fazer o bem, faz bem. O sapo é beneficiado com o “dom” da voz, depois passa a apreender e ensinar lições de ecologia e preservação ambiental. De um modo geral, o livro procura quebrar com o horizonte de expectativa do leitor quando apresenta sapos que já são príncipes e um bruxas “boas”  uma delas “se transformou numa linda sapa” (Neves, 2011, p. 53) e vai compor o par romântico na continuidade da história. Um sapo que aprende a falar, ler e que tem muito a dizer nesta e nas demais histórias que vão compor a coleção.

A militância em nome do bem é o fio condutor desta, e das demais narrativas da coleção. A espiritualidade se faz presente nos gestos, nas ações e nas atitudes dos personagens fazendo transbordar afeto e generosidade – a história continua.

NEVES, Cármen. O Sapo, a Bruxa e a Corrente do Bem. 2.ed Criciúma: Ed. do autor, 2011.