literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Carmen Neves
VOLTAR

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Mestre em Educação/UNESC
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior– FUMDES
2013

Cármen Neves nasceu em Porto Alegre (RS), em 05 de abril de 1966, e reside em Criciúma, sul de Santa Catarina, desde 1971. É graduada em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


A escritora revela que, aos trinta e três anos de idade, possuía mais de trezentos poemas escritos que ainda não havia mostrado ao público – não se considerava uma escritora. Uma amiga pediu-lhe um dos seus poemas, por motivos românticos e lhe sugeriu a publicação de um livro. Nessa época Cármen acreditava “que editar um livro era privilégio apenas dos grandes escritores – hoje, sei e afirmo que, qualquer pessoa que acredita em seus sonhos e tem a verdadeira vontade de editar um livro PODE E DEVE mesmo de forma independente” (VASCONCELOS, 2011) fazê-lo.

Cármen Neves já produziu oito livros. O primeiro, intitulado Pensando em ti, foi lançado na feira do livro de Porto Alegre (RS), em novembro de 2000. Pensando em ti II está preparado, aguardando publicação. A magia do farol, um romance ambientalista, foi publicado em 2002. Em 2008, a escritora lançou Castelo dos desejos – outro romance no qual o protagonista é um poeta, descendente de Drácula. No gênero literatura infantil, Neves escreveu quatro histórias; duas já foram publicadas: O sapo, a Bruxa e a corrente do Bem (2010) e O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor! (2012). A missão da Fada azul e O Sapo, o príncipe e a superação estão prontos, aguardando edição.

Cármen Neves tem um grande envolvimento com a literatura. Além de sua produção e publicação, a escritora vai às escolas contar suas histórias e fazer oficinas com as crianças. Tem participado de eventos que promovem a cultura literária da região, em especial as feiras de livros. Carmen Neves ocupa a cadeira número 263 (duzentos e sessenta e três) da Academia Virtual Brasileira de Letras (2003); é membro imortal/correspondente da Academia de Letras do Brasil Seccional-Suiça, eleita em julho de 2012; e, na Academia Criciumense de Letras, foi lhe conferida à cadeira de número 27 (vinte e sete) em agosto de 2012. Possui blogs e sites para divulgação da sua produção literária.

Referência

http://soparadizerquetenhoumblog.blogspot.com.br/, acesso em 26-10-2013.

VASCONCELLOS, Selmo. 1ª Antologia poética momento litero-cultural, disponível em http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com.br/2011/09/carmen-neves-entrevista-n-346.html. Acesso em 27/10/2013.


BIBLIOGRAFIA