literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor!
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Mestre em Educação/UNESC
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior– FUMDES
2013

O livro O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor!, de Cármen Neves, foipublicado em edição do autor em 2012. O colorido suave está na capa. As demais ilustrações se apresentam em grafite na folha de rosto, em outras páginas do livro e ajudam a contar uma história cuja continuidade está sugerida na página final. As ilustrações foram produzidas por Camila Nazário e incluem desenhos de Mauro Soares. A biografia da autora, dos ilustradores e uma homenagem a uma amiga da escritora finalizam a obra, que traz, na contracapa, a foto de Neves organizando o livro e a descrição dos objetivos que ela idealizou ao escrevê-lo.

Como o título anuncia, o livro conta a história de um sapo, de uma rainha muito sensível e generosa, de príncipes e princesas e outros personagens que vão adentrando à narrativa sem muita parcimônia. O sapo chega a aprender a comer com garfo e faca após algumas aulas de boas maneiras. Embora a narrativa inicie apresentando um sapo que é apenas sapo, mesmo que falante, aos moldes das fábulas mais conhecidas, o sapo que vira príncipe ou o príncipe que virou sapo por causa de uma malvada feiticeira também vai compor a história mais adiante que, tem mais sapos do que o anunciado inicialmente. Tem o sapo e a namorada almoçando no castelo real e aprendendo a tomar sorvete. O mesmo sapo vai à escola e participa de uma aula de Ciências Biológicas. Tem sapo de olhos azuis... Mas, a narrativa quer mais do que encantar com histórias de sapos enfeitiçados. Essa história foi escrita com a intenção de falar do amor, do respeito às diferenças e da natureza como fonte de vida e inspiração.

O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor! é um livro que mistura ficção e realidade, pois os familiares da autora emprestam seus nomes aos príncipes e princesas e demais personagens. Pais, filhos, amigos, artistas e escritores são convidados a participar como protagonistas, como a princesa Júlia e a Rainha Irene, ou de forma indireta, compondo a fábula. Além disso, é uma obra que assume o intencional caráter educativo, tendo em vista a referência aos valores humanos e à preservação da natureza e suas espécies. Desse modo, a construção narrativa busca resgatar os valores que a sociedade moderna vem deixando esquecidos e convida crianças e adultos para falarem de amor, de Deus e contemplá-lo. Propõe a harmonia entre homem e natureza e vislumbra não um pássaro em cativeiro, mas um pássaro cativado, buscando o alimento na palma de uma mão humana, pois “[l]inda é a natureza [...]. A árvore com seus frutos, respira, chora, sorri, dança e até fica em silêncio para ouvir o canto dos pássaros. Devemos parar e pensar: Deus nos deu tudo de graça e de graça vive o homem, sem muitas vezes admirá-la [...]” (NEVES, 2012, p.23). A religiosidade e o romantismo da escritora transbordam nas páginas do livro O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor! que cativa pela simplicidade e pelo afeto que caracterizam as personagens e a história.

NEVES, Cármen. O Sapo, a Rainha e o maior dos sentimentos – o Amor! Il. Camila Nazário e Mauro Soares. Criciúma: Ed. do autor, 2012.


AUTORES

Imagens