O sonho mais roxo de Maria Rosa

Por Ana Maria Alves de Souza
Mestre em Antropologia (UFSC/ 2003)
Mestre em Literatura (UFSC/ 2011)

Ao narrar a história d’ O sonho mais roxo de Maria Rosa, a escritora e professora Gilka Girardello alude a uma metodologia de contação de histórias, experimentada desde a elaboração de sua tese de doutorado, com as crianças da Costa da Lagoa, em Florianópolis. Gilka Girardello entrevistou a menina Maria Rosa, que contou-lhe seu sonho de uma família de hipopótamos roxos que viviam no porão da casa do tio Val. Num determinado momento, um hipopótamo adolescente surge, rompendo o chão do quarto, para abocanhar o pijama do tio Val. A família inteira dos hipopótamos roxos se alimentava de panos e crescia à medida que os comia. O acontecido naquela noite pode estar na imaginação de Maria Rosa, mas é a mais pura verdade!

A história contada por Maria Rosa e escrita por Gilka Girardello recebeu a revisão de Dennis Radünz, que contribuiu com sugestões para a elaboração do texto final. As ilustrações ficaram por conta do artista Maurício Muniz, que usou a aquarela e o bico de pena. Os desenhos têm uma textura gráfica abundante, que prepondera sobre o colorido, às vezes monocromático.

A produção foi feita por Denise Bendiner e a coordenação editorial e o design gráfico por Vanessa Schultz, que fizeram esta e mais duas histórias aparecerem também na forma de uma exposição interativa chamada Papel-mundo, realizada em Florianópolis, em outubro de 2013, patrocinada pelo BRDE e pela Lei de incentivo à cultura. O projeto Papel-mundo tinha por objetivo apontar para a horizontalidade dos saberes, nessa construção dialógica e imaginativa com a criança.

GIRARDELLO, Gilka; SCHULTZ e SILVA, Maria Rosa. O sonho mais roxo de Maria Rosa. Il. Maurício Muniz. Florianópolis: Pirilampejo, 2013.