literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Olhos de espiar, boca de contar: seis crônicas com a pulsação da vida
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

Maria Helena Bazzo traz ao leitor a “caixa literária” que ganha o nome de Olhos de Espiar, Boca de Contar: Seis crônicas com a pulsação da vida. O livro é literalmente uma caixa, e cada uma das sete crônicas encontradas dentro dela se materializa em forma de cartões.

Todas as crônicas trazem lembranças de infância: A Casa, O Causo, O Acaso, A Pausa, A Causa e O Ocaso, misturam-se histórias daquelas lembranças de uma casa de família, com o sótão, as roupas e as fotografias que marcam momentos da história de todo mundo. Ou os rituais criados a partir das rezas de todos os dias, seguidos dos “causos” contados pelas pessoas mais velhas, daqueles nos quais as “palavras eram tão bem alinhavadas, que podiam ser vistas do lado avesso de cada história narrada”. Lembranças das conversas entre as mulheres na sua função de lavar roupas, das brincadeiras de roda que preenchiam os dias das crianças e dos acontecimentos diários que enchiam a memória das crianças de boas histórias para contar.

Cada um dos cartões que preenchem o conjunto das crônicas se abre aos olhos do leitor por uma ilustração de Walther Moreira Santos. Belas ilustrações multicoloridas que misturam diversas técnicas de pintura e colagem, além das capas, também compõem, no interior dos cartões, os cenários que dizem respeito ao que está sendo contado no texto escrito.

BAZZO, Maria Helena. Olhos de espiar, Boca de contar: Seis crônicas com a pulsação da vida. Il: Walther Moreira Santos. Joaçaba: Unoesc, 2011.

fonte da foto: http://www.adjorisc.com.br/cmlink/homologac-o/2.623/2.624/associados/o-tempo/geral/professora-de-ouro-lan-a-livro-de-cronicas-poeticas-1.430398/7.462775


AUTORES

Imagens