literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Onde? Onde? Onde é que o sol se esconde?
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/CED UFSC
2020

O livro Onde? Onde? Onde é que o sol se esconde?, escrito e ilustrado por Sérgio Meurer, publicado pela editora Cortez no ano de 2019, tem como personagens a estática estátua da praça central, composta pelo dom Bigode e  seu cavalo Faísca.

Dom Bigode não tinha interesse para além do espaço que ocupava, no entanto Faísca  curioso ficava para saber como seria sair em cavalgada, pois ele “ouvira falar de cavalos correndo e saltando as fazendas, nas corridas, em cenas de filmes ...” (MEURER, 2019, p.11),  este desejo faz com que um dia ele sai devagarinho da sua imobilização, levando na garupa o seu companheiro dom Bigode, este contrariado.

Instigado pelo desejo de ver onde o sol se esconde, eles percorrem vários espaços a cidade, o casarão que guarda um museu, onde encontram quadros com cavalos e cavaleiros, e muitos outros lugares inimagináveis por ambos. Da cidade, campo e litoral  eles vivem aventuras, e descobrem pelos golfinhos, que os salvam de um afogamento, que seria impossível chegar até ao sol.

Retornam para seu pedestal com outro olhar sobre as coisas que os rodeiam, e, sempre que podem saem a galope e voltam sempre carregadinhos de novidades “Nessa hora, seus olhos brilham, brilham, brilham tanto... Até parece que dentro deles se esconde um pedacinho do sol”. (MEURER, 2019, p.47).

A leitura do livro, por certo, nos movimenta a construir outros olhares sobre o que nos circunda e nos constrói como sujeitos.

REFERÊNCIA

MEURER, Sérgio. Onde? Onde? Onde é que o sol se esconde? São Paulo: Cortez, 2019.


AUTORES

Imagens