literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Os gambás
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira
Doutora em Educação – PPGE/UFSC
2020

Os gambás, escrito por Marcello Zapellini da Rosa, foi publicado em edição do autor no ano de 2015. É um livro colorido com cores fortes e imagens que ocupam toda página (não numerada) e com texto escrito em letras grandes, características que reforçam a indicação de categoria infantil. Esse livro traz na parte externa da contracapa informações sobre o autor e sobre os ilustradores, a equipe do Estúdio Tanuki. Outro paratexto importante é a ficha técnica dos gambás com informações de algumas espécies – o gambá comum, o gamba-de-orelha-preta, o gambá-de-orelha-branca e o gambá-da-virgínia.

A história começa com a reclamação que Daniel faz ao avô sobre o cheiro desagradável que está sentindo na sua casa: “Nhé! Que fedor! Que cheiro! É chulé, vô Ivan?” (ROSA, 2015, p.03). O avô acha graça do pequeno e responde: “Hoho! É o cheiro da Josefina”(ROSA, 2015, p.05). Ivan também conta ao neto que Josefina é sua amiga gambá, que namora um gambá chamado João e que o casal vive em cima do forro de sua casa. Ele explica ainda que: “Quando a Josefina namora o João, ela libera esse cheiro. Como o João adora o cheiro, ele fica mais apaixonado e eles fazem seus filhotinhos”(ROSA, 2015, p13). O texto informa ao pequeno leitor que o cheiro dos gambás não é apenas para a função de acasalamento, mas um mecanismo de defesa quando esses animais se sentem ameaçados. Daniel fica surpreso com as informações que o avô apresenta sobre a espécie.  Além de falar do modo de vida e reprodução dos gambás o avô destaca a importância desses animais para o equilíbrio da natureza. “Eles comem ratos, insetos e outros bichinhos para evitar que eles se multipliquem demais e prejudiquem o meio ambiente”(ROSA, 2015, p.19). Antes de saber de tudo isso o menino “pensava que os gambás eram do mal”(ROSA, 2015, p.17). 

A conversa entre o avô e o neto assume um caráter educativo. A leitura deste livro tem como propósito que a criança (e o adulto) possa conhecer melhor as espécies animais, aqui especialmente os gambás – esses bichos que não são vistos como animais de estimação, exceto pelo vô Ivan – e com isso aprender a olhá-los com respeito, conscientizando-se da importância de cada espécie para o equilíbrio da natureza. 

REFERÊNCIA

ROSA, Marcello Zapelini da. Os gambás. Criciúma: Edição do autor, 2015.


AUTORES

Imagens