literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Os morcegos
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Mestre em Educação/UNESC
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio a Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior– FUMDES
2013

Os morcegos, livro publicado em primeira edição em 2013, é considerado pelo mercado editorial como uma publicação infantil e juvenil. Ilustrado pelo Estúdio Tanuki, apresenta imagens da personagem que intitula a obra, em vários tamanhos e pontos, como na capa, na folha de rosto em meio aos dados de identificação e ficha catalográfica, em várias páginas do livro, que, por sua vez, não são numeradas e, na contracapa. Na contracapa, estão a foto do autor e dos ilustradores, uma pequena biografia do autor e algumas informações sobre o Estúdio Tanuki. A ilustração utiliza cores, predominantemente, escuras e, por meio das imagens, que preenchem a página inteira e sobre a qual está o texto, todo escrito em letras maiúsculas, também conta a história.

O livro Os morcegos apresenta a história de um menino de dez anos, chamado Gustavo, que aprendeu com seus pais que  “todos os animais são bondosos e têm o seu trabalho na natureza”, embora vivesse numa comunidade em que os outros moradores não pensavam da mesma maneira. Uma das “diversões” de seus amiguinhos era sair à noite para caçar morcegos, que, depois da captura, eram queimados numa fogueira. Os pais do menino eram donos de um grande pedaço de chão, cheio de árvores e animais; nesse espaço não era permitido matar morcegos. Depois de certo tempo, os vizinhos começam perceber uma diferença entre as terras em que morava Gustavo e as demais. No sítio dele, havia mais vida, mais verde, maior variedade de arbustos. Por que será?

A obra torna-se bastante interessante, à medida que procura desmistificar o olhar preconceituoso em relação a um mamífero considerado feio e maldoso. Enfatiza o equilíbrio do ecossistema nas funções características de cada espécie e, no caso dos morcegos, destaca seu papel de “plantadores de arvores”. A leitura deste livro pode instigar adultos e crianças a construir outro olhar em relação a esses animais cuja aparência tem despertado sentimentos de aversão e temor. 

ROSA, Marcello Zapelini da. Os morcegos. Il. Estúdio Tanuki. Criciúma: Ed. do autor, 2013.


AUTORES

Imagens