literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Palavras do Xeramõi
VOLTAR
RESENHA

por Adriana Heredia dos Santos
Acadêmica de Pedagogia – PET Pedagogia- UFSC
2012

O livro Palavras do Xeramõi (2008), de Adão Karai Tataendy Antunes, é composto de oito partes que buscam apresentar as  lendas e costumes do povo Guarani, em particular daquele localizado na aldeia de Maciambu, Enseada do Brito, município de Palhoça , litoral de Santa Catarina. 

Ao olhar o outro, neste caso a cultura do povo Guarani, o leitor por certo conhecerá e aprenderá a respeitar a cultura indígena; comprenderá que os povos indígenas não são inferiores ou incultos, mas que têm suas bases culturais diversas das dos não-índios, por exemplo, o plantio, a colheita, o casamento precedem rituais diferentes dos nossos.  

Para a elaboração do livro o autor se debruçou sobre o passado relembrando as  histórias contadas por seu avô Paulino Martins e ouvindo  outras pessoas mais velhas das aldeias, os nhaneramõi. Desse modo  registrou  o que ouviu e aprendeu com seus avós, xeramõi,  com o objetivo de resgatar e preservar suas histórias e mitos sagrados que são à  base de sua cultura e religião. Segundo o autor “cada povo tem a sua própria história, cada um conta do seu jeito. A nossa história dos Guaranis, além de escrita com lápis ou caneta, está registrada na natureza e em seus costumes culturais” (ANTUNES, 2008, p.5).      

As ilustrações de Gennis Martins Timóteo, índia da etnia Guarani, feitas com lápis de cor e giz de cera são carregadas de uma simplicidade quase infantil. Cores fortes e vibrantes.  Ao final das narrativas o leitor conta com um glossário  que pode consultar e obter o significado das palavras na língua indígena que compõe os textos. 

ANTUNES, Adão Karai Tataendy. Palavras do xeramõi. Il. Gennis Martins Timóteo. Holambra, São Paulo: Cuca Fresca, 2008.

AUTORES

Imagens