literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Papel de gente
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

O livro Papel de Gente, da escritora Maria Helena Bazzo, conta a história de uma avó à espera de seu neto. Esperando, ela deseja deixar a casa “hospitaleira”. Com recortes e colagens decora a casa inteira: a porta de entrada, mesa e cadeiras, bandejas e pratos, cortinas e janelas. “Tudo tem um toque de arte-sentimento e o sorriso de vovó é de puro contentamento”. Até faz um mapa do tesouro para ser explorado pelo neto. “Tece o mapa do tesouro, com pistas e tarefas. Com um vale-passeio adentrando em florestas”.

Walter Moreira Santos, o ilustrador, compõe a narrativa visual, que acompanha o texto escrito, com colagens de texturas de rendas e bordados sobre papel reciclado. As ilustrações coloridas apresentam uma textura delicada e brilhosa que convida ao toque.

A capa foi confeccionada com as letras do título vazadas, dando ao leitor a possibilidade de brincar com os dedos entre as palavras e mostrando-lhe a ilustração que fica ao fundo, atrás da orelha da capa. Ao final do livro, o leitor ganha uma página de presente e é convidado a tecer também sua página com recortes e colagens, para que possa colocá-la atrás da orelha da capa, e transformar o fundo dela.

BAZZO, Maria Helena. Papel de Gente. Il: Walther Moreira Santos. Joaçaba: Unoesc, 2013.


AUTORES

Imagens