literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Piloto – o cãozinho amigo
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

Piloto – o cãozinho amigo, de Arlete Trentini dos Santos, publicado pela Literarte, é uma bela narrativa, que retrata a amizade de Daniel, um garoto, e Piloto, um cachorro, que, desde pequenino, mora com a família do menino. Família que traz certa proximidade ao leitor, pois o sobrenome apresentado na narrativa é o mesmo da mãe da escritora, suscitando a ideia de que a história possa de fato ter ocorrido.

O livro bilíngue apresenta a narrativa em português e em inglês, e as ilustrações indicam uma possibilidade de encontro e interação da criança leitora com o livro, pois há imagens coloridas e imagens somente contornadas.

No decorrer da história há um diálogo entre Daniel e seus pais acerca dos cuidados que se deve ter para com os amigos, e sobre a moradia do cachorro. Percebe-se, na narrativa, a passagem do tempo entre o Pilotinho bebê e o Piloto crescido, bem como a genialidade ou criatividade das respostas dadas por Daniel a seus pais.

O narrador se apresenta na história conseguindo ser alguém de fora, que mostra um cenário, um contexto, e, ao mesmo tempo, alguém próximo que revela os sentimentos e as relações estabelecidas entre os personagens.

O livro apresenta agradecimentos, dedicatória, biografia e uma foto da autora, o que traz a proximidade entre o leitor e o autor. O mesmo não ocorre com o ilustrador, deixando-o desconhecido ao leitor.

SANTOS, Arlete Trentini dos. Piloto – o cãozinho amigo. Il. Danilo Marques. Rio de Janeiro: Literarte, 2012.


AUTORES

Imagens