literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Quem faz o ovo?
VOLTAR
RESENHA

Por Anne Marie Tribess Onesti,
Pedagoga formada pela UFSC, em 2007,
Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
2013

O livro Quem faz o ovo?, de Augusto de Abreu, com ilustrações de Heitor Marques, faz a imaginação ir mais além, pois trata, de forma lúdica, um tema de grande interesse por parte das crianças: a tradição dos ovos de Páscoa!

A narrativa em terceira pessoa, com apresentação de diálogos, faz uma reflexão sobre o trabalho em equipe e o reconhecimento de cada membro como fundamental no processo. De forma bem humorada ele cria uma polêmica em torno dos ovos de Páscoa e de quem é o mérito de toda essa fama dos ovos de chocolate. Seria das galinhas que, segundo a história, precisam comer cacau para produzir ovos de chocolate na época da Páscoa? Ou seria dos coelhos que embrulham os ovos com papéis coloridos e saem para entregar às crianças?

A galinha Mariquinhas, representando suas colegas, acredita que o mérito é todo delas e que os coelhos são espertalhões que levam fama a partir do esforço das galinhas. Nesse momento, então, o seu Coelho, que ouvia tudo, propôs que as galinhas fizessem todo o trabalho sozinhas e ficassem com a tal fama da Páscoa.

As galinhas toparam a ideia e começaram o serviço, contudo, perceberam que não era nada fácil fazer todo o trabalho sozinhas, e não deram conta da demanda. Para não atrasar as encomendas, as galinhas resolvem ir atrás do seu Coelho, pois perceberam o quanto o seu trabalho também é importante. Mas Seu Coelho, muito orgulhoso, diz que agora não precisa mais das galinhas, pois comprou uma máquina que faz rapidinho o serviço delas, de produção dos ovos, além de embrulhar e colocar as fitas. Agora ele ficaria muito rico!

No entanto, a alegria do seu Coelho dura pouco; as crianças não gostam dos ovos da máquina, pois não têm o gostinho especial dos ovos produzidos pelas galinhas. As crianças mordem e logo jogam fora, ficando com gosto de lata na boca. Seu Coelho resolve então procurar as galinhas e, conversando, percebem que cada um tem sua importância na produção e distribuição dos ovos de Páscoa. Decidem, então, voltar a trabalhar juntos, dividindo os trabalhos, os lucros e a fama da Páscoa, fazendo ovos ainda mais deliciosos e com grande alegria, pois percebem que a cooperação é a chave do sucesso.

A escrita de Augusto de Abreu e as ilustrações de Heitor Marques ganham, ainda, um complemento com os estereogramas de Daniel Sperry, criando imagens em três dimensões que formam uma atração a mais e atiçam a curiosidade das crianças.

ABREU, Augusto de. Quem faz o ovo?. Il. Heitor Marques. Florianópolis: Magic Arts, 1995. 


AUTORES

Imagens