literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Augusto de Abreu
VOLTAR

Por Anne Marie Tribess Onesti,
Pedagoga formada pela UFSC, em 2007,
Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
2013

Augusto de Abreu nasceu no dia 3 de janeiro de 1960, na cidade de São Paulo. Em 1974, mudou-se para Curitiba onde estudou no Colégio da Polícia Militar. Um ano depois voltou para São Paulo e cursou o segundo grau na Escola Alberto Conte. Estudou Serviço Social na Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP (SP). Reside em Florianópolis há muitos anos, onde fez graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sua pós-graduação em Teoria da Literatura pela mesma instituição.


Pertencente à Academia São José de Letras (ASAJOL), à Academia Desterrense de Letras (ADL) e à Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA), também faz parte da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses, assim como do Grupo de Poetas Livres e da Associação Literária Florianopolitana. É sócio correspondente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (PR), da Academia de Letras Flor do Vale (SP) e da Casa do Poeta e Escritor de Ribeirão Preto (SP). Ocupa a cadeira Nº 4 da Academia Catarinense de Letras e Artes. Augusto de Abreu é também verbete do Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, 1998, Teresina/PI e sócio da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, da União Brasileira de Escritores – SC e da Associação Brasileira do Livro (SP). Tem poesias publicadas na “Poesia de Passagem”, projeto do Grupo de Poetas Livres, que exibe poesias dos associados nos ônibus da grande Florianópolis.

Publicações:

Em 1995, publicou o livro de literatura infantojuvenil Quem faz o ovo? Pela editora Magic Arts, Florianópolis (aprovado pela Comissão Catarinense do Livro em 1996).

Em 1996, publicou o livro de poesias Formas de Amar, pela editora Magic Arts, edição limitada.

Em 1998, publicou o livro de poesias Compreendendo o belo, pela editora Insular (livro aprovado pela Comissão Catarinense do Livro em 1999).

Em 2002, publicou o livro de poesias Eclipse, pela editora Insular.

Em 2010, publicou o livro de poesias Viagem, pela editora Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC).

Em 2012, publicou o livro de literatura infantojuvenil Novo Mundo, pela editora Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC). 


BIBLIOGRAFIA