literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Quero ser gentil
VOLTAR
RESENHA

Por Fernanda Gonçalves
Pedagoga/UFSC
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação
2013

O livro infantojuvenil intitulado Quero ser gentil (2010), escrito por Nana Toledo, compõe a Série Casa dos Sentimentos, a qual conta com seis títulos. A história é narrada por um menino que, ao assistir, na televisão, a uma reportagem sobre o Profeta da Gentileza, questiona sua mãe: “Mãe, o que é gentileza?”. Sua mãe responde que gentileza é quando ajudamos as pessoas, quando temos boas maneiras com os outros, agradecemos, cumprimentamos, sorrimos, quando pedimos licença, falamos “por favor,”, e fazemos todas essas coisas de coração.

Depois da conversa com sua mãe, o menino lembra que, na escola, tinha um amigo que saía da sala para ir ao banheiro sem pedir licença. Outro dia, ao pegar um ônibus, um rapaz foi gentil e cedeu o lugar para sua avó sentar. Neste dia, ele também viu um cão guiar um homem cego, e o menino se pergunta: “Será que os cães sabem o que é gentileza?”

O menino resolve que precisa descobrir como praticar a gentileza, seria então ajudar seus pais a carregar as compras, recolher o lixo, guardar os brinquedos seria um começo? Ele descobre, então, que ser gentil é fazer com que os outros se sintam bem. A narrativa é acompanhada pelas ilustrações de Boris, tratando. de uma forma delicada, o que seria a gentileza. A Série Casa dos Sentimentos originou um só livro que leva o mesmo nome e contempla todas as histórias que fazem parte da série.

TOLEDO, Nana. Quero ser gentil. Blumenau: Vale das letras, 2010. 


AUTORES

Imagens