literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Rimas divertidas
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Doutora em Educação – PPGE/UFSC
2020

Rimas divertidas,de Sandra Meyer Silvestre, é um livro de poemas efoi publicado em 2018; organizado de modo bastante didático, oferece ao pequeno leitor a proposta de ler e colorir. Cada poema vem acompanhado de desenhos que o representam, literalmente.

  O livro começa com versos para a “A galinha e seus pintinhos”, em seguida vai cuidar de “O almoço da girafa” e depois brincar com “A vaca amarela/ [que] inventou de ser tagarela” (SILVESTRE, 2018, p.7). Os bichos têm espaço cativo nos poemas para crianças. Nesse livro não é diferente. Assim vamos reencontrar “A gatinha Lila”, conhecer um caramujo artista e grafiteiro, uma centopeia que quer comprar botinas, o cachorro Xodó, uma mula sem cabeça, um grilo grilado e outros bichos de toda forma e tamanho. Mas, nem só de bicho vive o livro Rimas divertidas. Ele se compõe de 28 poemas que, além dos bichos, tem versos com os brinquedos como o cata-vento e a pandorga, com a nuvem mal-educada que resolveu chover e estragar o piquenique, com a bruxa da floresta, o Saci-pererê e até para o fantasma que quer assustar o vovô e a vovó.

 É um livro que procura se aproximar da criança por seus motivos poéticos. De uma forma bastante simples brinca com as rimas, com o movimento e com o ritmo da linguagem e, ao tratar do insólito, instiga a imaginação dos pequenos: “veja só, uma nuvem de algodão-doce/ choveu no jardim da vovó” (SILVESTRE, 2018, p.25). Rimas divertidas cativa por seus motivos poéticos, pela ludicidade e leveza textual.

REFERÊNCIA

SILVESTRE, Sandra Meyer. Rimas divertidas. Criciúma: Editora do autor, 2018.


AUTORES

Imagens