literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Só se você prometer
VOLTAR
RESENHA

Por Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

O livro Só se você prometer, de Miriam Portela, é uma publicação da Noovha América. Foi lançado em 2011 e traz ilustrações de Glair Arruda. A história é contada em 32 páginas.

Vitória, personagem do livro, é uma menina que cresceu ouvindo: “Isso não pode!” e “Só se você prometer!”. A repetição constante das frases leva a pequena a uma reflexão sobre as situações em que os adultos dizem que “não pode”, mas não explicam o porquê. Quando questionados, respondem com um “Porque não!”. Ela não está de acordo com isso: “Você concorda comigo que PORQUE NÃO é uma resposta burra?” (PORTELA, 2011, p.12).

Inconformada com a situação, Vitória toma uma atitude: faz uma enorme lista das coisas de que não gosta e das que não quer que os adultos façam com ela e pendura na porta do seu quarto. Será que a decisão de Vitória resolveu o problema que tanto a incomodava?

Na história, a personagem busca o leitor como seu interlecutor direto. Vitória vai conversando com o leitor e questionando-o sobre as situações do dia a dia em que os adultos negociam com as crianças o que estas podem e não podem fazer. Apresenta casos de incoerência entre o que prometem e o que fazem, como o seu pai, por exemplo, que “Vive prometendo que vai fazer regime e nunca começa” (PORTELA, 2011, p.22).

PORTELA, Miriam. Só se você prometer. Il. Glair Arruda. São Paulo: Noovha América, 2011.


AUTORES

Imagens