literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Trinados para o meu passarinho
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

O livro Trinados para o meu passarinho, da editora Hemisfério Sul e de autoria de Urda Alice Klueger, traz 21 pequenas histórias que revelam a força do amor e da saudade e apresentam a plenitude da natureza. As datas, apresentadas ao final da escrita dos textos, sugerem a escrita de um diário, e indicam locais por onde a escritora passou e que deixaram lembranças, ou que suscitaram lembranças de um amor.

Um amor, distante algumas vezes, mas muito próximo noutras. Um amor aos homens, à vida, à natureza, e às coisas simples da vida como o voo das borboletas, o barulho de um rio ou do oceano, as mudanças das cores destes, o nadar dos peixes, os pios e gorjeios das aves, as visitas dos sapos, a chegada da primavera. Tudo encanta e desperta o amor e o amar na sua escrita.

Nos relatos, Urda descreve lugares e situações, como que apresentando-os aos leitores. Chega a dar vontade de conhecê-los: Caribe, Chile, Peru, e outros. Ao mesmo tempo, ela descreve a dor das injustiças e de um mundo de segregação...

Fala de outros lugares como a Barra do Camacho, Camboriú, Campeche e de fadas-bruxas ou bruxas-fadas, dos príncipes, do papai Noel, da seleção brasileira e do pó de pirlimpimpim. Cita gatos, peixes, cães, garças, pombos, patos, cisnes. Há até relatos de dia de eleição, de sementes milenares que ainda germinam... Um pouco de tudo, escrito de tal modo numa miscelânea que acabam se combinando e se interligando. E, entre príncipes e pássaros, céu e mar, encontramos “a realidade e a magia das nossas vidas” (p. 81).

As histórias apresentam a autora como a narradora, e datam de 11 de junho de 2005 a 24 de novembro de 2007. Na intensidade de sua escrita, afirma que: “É absolutamente necessário existir a primavera para que a vida possa continuar” (p. 71).

O livro Trinados para o meu passarinho, de Urda Alice Klueger, tem ficha bibliográfica, com uma foto, sumário, um pequeno resumo na capa final e duas apresentações da autora e da obra. A obra é dedicada a um passarinho!

KLUEGER, Urda Alice. Trinados para o meu passarinho. Blumenau: Hemisfério sul, 2009. 87 p.


AUTORES

Imagens