literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Tua mão na Minha
VOLTAR
RESENHA

Por Simone Cintra
Estágio pós-doutoral
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

Tua Mão na Minha, de Eloí Bocheco, com ilustrações de Walther Moreira Santos, é uma história de amor entre três gerações de mulheres de uma mesma família: avó, mãe e filha.

Dúnia, a filha, no seu fazer cotidiano de buscar água no poço, conduz o leitor aos muitos (en)cantos do imaginário infantil. Nunca deixa de cumprir sua tarefa, mas, sem pressa, parando aqui e ali durante o trajeto da casa ao poço e do poço à casa, cria personagens e, junto com eles, visita outras paragens; brinca com os seres da natureza até ouvir, ao longe, a voz da mãe a chamá-la. Esses afazeres e brincadeiras da menina são interrompidos no dia em que sua mãe, como lhe explica a avó, vai morar nas alturas e cuidar das aves celestes. A vida precisa, então, ser reinventada por Dúnia e sua avó. 

Em Tua Mão na Minha, Eloí e Walther unem seus ofícios, ela escrevendo, ele ilustrando, e, em perfeita harmonia, criam uma obra delicada e bela para falar do amor, mas, também, da morte e da força que esta requer. Uma força que, no caso da menina Dúnia e de sua avó, estabelece-se de forma carinhosa e lúdica, quando suas mãos se tocam e a dor pode ganhar outros contornos.

BOCHECO, Eloí. Tua Mão na Minha. Il. Walther Moreira Santos. Erechim (RS): Habilis, 2012. 


AUTORES

Imagens