literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Um estranho no jardim
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis – SC
2017

O livro, Um estranho no jardim,lido em e-book, de autoria de Maria de Lourdes Krieger, com ilustrações de Heloísa Pintarelli, é datado de 2016. As ilustrações no interior do livro são todas em preto e branco; e a da capa em estilo bem diferente é colorida. O livro tem um sumário, dividido em 23 partes, que costura muito bem todo o enredo da história. Porém, falta ao material uma caixa bibliográfica e a biografia da autora e ilustradora. Há uma falha de revisão do texto, com relação aos nomes dos personagens principais, o qual aparece apenas duas vezes no enredo, pois no restante da trama são sempre chamados por seus apelidos.

A história começa a ser escrita no cenário da Praça XV de novembro, na cidade de Florianópolis, local onde os amigos Bito e Bilu, marcaram de se encontrar. A maioria das cenas ocorre ou na Praça ou na casa de Bilu. Os meninos estavam de férias da escola. Eles são apresentados primeiramente como Mílton e Hílton, ambos com 11 anos, com um irmão, e no mesmo ano escolar.

Antes de formalizar ao leitor o encontro dos amigos, a autora, meio que, volta no tempo para falar sobre como dois meninos de bairros tão distantes e de condições sociais bem diferentes vieram a se tornar amigos. O começo da amizade se deu numa situação inusitada, onde um estranho sai por entre árvores do jardim da casa de Bilu, e os dois recém-amigos percebem que a mesma havia sido invadida. No desenrolar da trama, Bito e Bilu acabam brincando juntos, mas também investigam pistas acerca dos invasores, que vez e outra, espionam a casa.

No cenário da Praça XV de novembro, onde também é apresentado o Museu Cruz e Sousa, a centenária figueira, os artistas da Praça, os turistas, moradores e namorados que transitam no local, os amigos Bilu e Bito observam a ação dos invasores que gostam de aproveitar parte do dia à sombra da figueira. Num clima de suspense, investigação, espionagem, medo e coragem, a trama vai sendo costurada e junto a ela o leitor se envolve no mistério trabalhado no decorrer da narrativa.

KRIEGER, Maria de Lourdes. Um estranho no jardim. Ilustração de Heloísa Pintarelli. 2016.


AUTORES

Imagens