literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Uma sociedade interessante
VOLTAR
RESENHA

Por Nina Bernal Balconi
Acadêmica do Curso de Pedagogia - UFSC
Bolsista Pró-extensão
2013

A narrativa Uma Sociedade Interessante, de Vera Maria Silvestre Cruz e ilustrações de Astrid Munch, faz parte de uma seleção de 20 livros feita a partir do “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense” e integra a Coleção PRÓ-CRIANÇA. O concurso foi criado com o objetivo de incentivar os moradores do Estado de Santa Catarina e de todas as idades a contar e escrever histórias locais.

A história narra o encontro de dois meninos, João Sorriso e João Tristeza, que gostavam de andar pelos parques e praças da cidade olhando a natureza. João Sorriso repara nos pássaros, nas árvores e flores, sempre sorrindo, mas João Tristeza percebe a poluição e a sujeira do meio ambiente, por isso seu sobrenome. João Tristeza explica a João Sorriso que os homens haviam se tornado egoístas e não pensavam mais que precisavam, em primeiro lugar, da vida. Então, João Sorriso tem a ideia de reunir todas as crianças que também gostam de defender a natureza e, assim, formam a “Sociedade das Crianças Amigas”. E esta sociedade era muito interessante, pois unia o amor das crianças e o amor da natureza.

Quase 30 anos depois que esta história foi escrita, as ideias de Vera Cruz ainda são atuais. A forma como a autora conduz a narrativa leva as crianças a uma reflexão e a um sentimento de participação que são preciosos neste tema tão discutido, frisado e importante, o meio ambiente. Astrid Munch retrata, com um traço suave, porém expressivo, os caminhos percorridos por João Sorriso e João Tristeza.

CRUZ, Vera Maria Silvestri. Uma Sociedade Interessante. Il. Astrid Munch. Florianópolis: LADESC, 1985.


AUTORES

Imagens