literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Vira-lata com muito orgulho
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiana Valentin Mina Bernardes
Pedagoga/UFSC
Pós-Graduação Lato Sensu Educação Infantil/UNISUL
Professora de Educação Infantil SME/PMF
2013

O livro Vira-lata com muito orgulho, de Miriam Portela, conta a história de Coisinha, uma cadela vira-lata que, desde pequena, aprendeu a brincar e resolver seus problemas, sozinha.

Coisinha vive em um canil com cães de pedigree, seu nascimento é fruto do cruzamento de um cão da raça Pastor Alemão Branco com uma cadela da raça Mastim Napolitano.

No canil, todos a tratam com desprezo, pois nascera pequena e muito magra, diferente de seus outros cinco irmãos, que nasceram fortes, altos e machos. Com esta condição seus irmãos, que se pareciam mais com Mastins, foram doados para cuidar de um depósito de materiais de construção.

Coisinha não teve a mesma sorte que os irmãos, no canil, à medida que crescia as diferenças entre a cadela vira-lata e os demais cães foi se acentuado e passaram a chamá-la de Coisinha, a princípio achou ser um nome carinhoso.

A convivência no canil foi tornado-se cada vez mais difícil e sua presença era quase invisível. Assim, aprendeu a brincar sozinha, passava seus dias a explorar o sítio, caçar bichinhos, roubar comida e brincar com os outros vira-latas da rua.

Certo dia, Coisinha descansava ao sol quando foi surpreendida e algo inesperado aconteceu, foi comprada por dois sujeitos muito estranhos.

A partir desse momento, a vira-lata passa a viver uma grande aventura.

PORTELA, Miriam. Vira-lata com muito orgulho. Il. Vitor Tavares. São Paulo: Noovha América. 2010. 32p.


AUTORES

Imagens