literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Zé Filé Aprendendo a Preservar!!!
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiana Rosa dos Santos
Mestre em Poéticas Visuais – CEART – UDESC
2013

Zé Filé Aprendendo a Preservar!!!, de Dani Garcia,é uma cartilha que aborda questões ligadas à preservação, sobretudo de rios e mares. A cartilha divide-se em três histórias conduzidas por um estudante que narra as aventuras do personagem Zé Filé, um cachorro de rua muito esperto e consciente dos problemas ambientais relacionados ao lixo. São elas: “Zé Filé em um cachorro na reciclagem”, “Zé Filé em um mergulho no rio” e “Zé Filé em uma noite em alto-mar”.

A primeira narrativa “Zé Filé em um cachorro na reciclagem” já havia sido publicada pela autora em formato de livro, em 2011, e tem como tema a reciclagem. Essa reedição da história está revisada com alguns acréscimos e um final diferente. (Verificar a resenha Zé Filé um cachorro na Reciclagem)

A segunda narrativa “Zé Filé em um mergulho no rio” é apresentada em primeira pessoa e conta as peripécias de Zé Filé para salvar um rio da poluição, ensinando que, a partir de pequenas atitudes cotidianas e com a ajuda de bons amigos, podemos fazer toda a diferença na preservação da natureza.

A terceira e última narrativa tem a mesma linha de narração das histórias anteriores. Zé Filé foi tirar um cochilo num lugar sossegado, dentro de um barco de pesca, escurinho e quentinho. Quando acordou, estava em alto mar com pescadores. Mais uma aventura do Zé Filé, que percebe, com tristeza, o quanto o mar também está poluído pelo lixo e, no meio das dificuldades, vê, na educação, a esperança para um futuro melhor.

GARCIA, Dani. Zé Filé Aprendendo a Preservar!!! Il. Guilherme Roemers. Balneário Piçarras: Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras, 2012. 


AUTORES

Imagens