Zé Filé Um Cachorro na Reciclagem

Por Tatiana Rosa dos Santos
Mestre em Poéticas Visuais – CEART/UDESC

Zé Filé Um Cachorro na Reciclagem é o primeiro livro de Dani Garcia e resulta de uma parceria entre a autora e o projeto “Escola Sustentável, 2011” desenvolvido por professores e alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Balneário Piçarras (SC). A parceria está presente nas ilustrações que foram realizadas, coletivamente, pelos alunos da referida escola. A Capa é do aluno Lucas Heidenreich Garcia do 6º ano. As demais ilustrações internas são dos alunos do 5º ano: Grabrieli Angela de Cesaro, Hanna Linhares, Eulália Mafra, Cleidiele Pires Litkoski, Otávio Carvalho de Oliveira, Julia Kahayan Hein, Luana dos Anjos Anhaia, Pedro Heidenreich Garcia, Luiza Vilas Boas, Jaqueline Rodrigues Hager, Hudson Adriano Ramos, Gabriel Bueno e Camilla Agostinho de Morais.

O texto é narrado em primeira pessoa por um aluno que testemunhou as aventuras de Zé Filé, um cachorro de rua que viva nos arredores da escola. Zé Filé adorava guloseimas, mas não admitia sujeira no chão. Depois de uma reforma na escola, Zé Filé percebe que algo novo aconteceu.

O livro ensina, de maneira descontraída e intimista, lições sobre limpeza nos espaços públicos, seja nas ruas da cidade ou na escola e conta como Zé Filé se transformou na mascote da Campanha da reciclagem na escola.

GARCIA, Dani. Zé Filé Um Cachorro na Reciclagem. Il. Alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato/ Projeto Escola Sustentável. Balneário Piçarras, SC: Do Autor, 2011.