por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação – UFSC
2012
A cerca do João prefeito é um livro que oferece ao leitor uma reflexão sobre as formas de organização social e política na sociedade. João, o prefeito, resolve assinar um decreto em sua cidade, pelo qual proíbe a construção de novos muros e cercas, e determina que sejam destruídos todos os que já existiam. Dessa forma mostra às pessoas, que os limites estabelecidos são formas de controle, e, no caso da pequena cidade, constituíam o principal motivo para o desentendimento entre as pessoas, que brigavam por causa das medidas e das posições das cercas dos vizinhos.
Certo dia, João é chamado ao gabinete do governador, na Capital e lá ele sugere que, para terminar com o problema de divisas entre estados, o governador deveria fazer como ele: dar fim aos limites que os separam.
Em uma sequência hierárquica, o governador leva a ideia ao presidente, que não gosta da sugestão e faz com que todas as cercas e limites, de todos os lugares sejam restabelecidas. Por medo de perder sua posição política na sociedade??não entendi.
Partindo da leitura do livro, Zamoner coloca o leitor em meio à discussão sobre os limites na sociedade e sobre de que forma o uso desses limites pode corroborar com o controle das pessoas.
ZAMONER, Airo. A cerca do João prefeito. Curitiba: Protexto, 2004
AUTORES
- Airo Zamoner (Escritor)