literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Airo Zamoner
VOLTAR

por Maristela Della Flora
Bolsista voluntária – Acadêmica do Curso de Pedagogia UFSC
2012

Airo Zamoner nasceu em 1940, na cidade de Joaçaba. Antes de completar três anos, mudou-se para Londrina, norte do Paraná. Aos dez anos, foi estudar no Internato Paranaense na cidade de Curitiba, onde vive até hoje. É, atualmente, cronista do jornal O Estado do Paraná e de outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas, de conteúdos sócio-políticos, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

Sociólogo pela Universidade Federal do Paraná, voltou-se para o magistério de matemática. Dirigiu escolas públicas por mais de dez anos. A faculdade de Direito foi interrompida por duas vezes e, por fim, abandonada, em face das contingências da vida familiar. A tentativa de formar-se em Física também foi abortada. Concluiu pós-graduação em Análise de Sistema, nas Faculdades Associadas de Ensino – FAE/PR. Entre várias empresas, fundou o Cepedê-Informática Pedagógica e, posteriormente, a Editora Protexto. 

Como chefe de redação de um jornal mensal, iniciou a publicação de crônicas e poesias e tornou-se membro do Centro Literário Emílio de Menezes. Convidado por Mbá de Ferrante, editor da antiga página literária da Gazeta do Povo, de Curitiba, passou a publicar, semanalmente, seus textos, conquistando seus primeiros prêmios, entre eles, o primeiro lugar nos VII Jogos Florais de Curitiba, recebendo o título de sócio efetivo da União Brasileira de Trovadores - UBT. Depois de um monótono e estafante trabalho em instituição bancária, passou a trabalhar na Rádio Santa Felicidade, onde conheceu Domingos Fucci, diretor artístico,e teve a oportunidade de desenvolver textos para o então "rádio-teatro". A partir de 1978, começou a publicação de livros, chegando, hoje, a cerca de 20 títulos. É membro da União Brasileira dos Trovadores - UBT/PR, d- ACPAI e da União Brasileira de Escritores - UBE/PR.


O escritor tem vários títulos publicados, entre os quais: 

Contos: 

Vim te Contar Vinte Contos; Contos de Curitiba; Dezoito Mulheres, dramas e amores.

Teatro: Os Segredos de Lauriana; A Arte de Escrever, desvendando mistérios. 

Sonetos: Ciclo. 

Poesias: Canto Sideral. 

Para o público infantil e juvenil publicou vários títulos, todos eles editados, atualmente, pela editora Protexto: 

Romance juvenil: 

O Quintal 

A Construção; 

Os Diabanjos; 

Bagunçando Brasília; 

O Vendedor de Cocadas.


Conto infanto-juvenil: 

As Companhias do Presidente; 

As Muletas do Governador; 

A Cerca do João Prefeito; 

O Gatinho e o Velho Juiz; 

Será o Benedito? (premiado). 


Romance infanto-juvenil: 

Os Egmons. 


BIBLIOGRAFIA