por Luana Madaloni da Silva
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
Bolsista PIBIC 2011/2012
2012
Bagunçando Brasília conta a história de quatro amigos, Fabiano, Guacira, Sebastião e Carmem, que, ao saberem que seus pais foram despedidos, no mesmo dia, da fábrica onde trabalhavam, investigam e descobrem, através do próprio dono, que a demissão em massa havia ocorrido em razão de problemas financeiros pelos quais passava, envolvendo impostos para o governo, contabilidade, taxas, política fiscal, entre outros.
Preocupados com a situação da fábrica, consequentemente, a de seus pais e, até mesmo, da cidade, as crianças tiveram a ideia de ir até Brasília para tentarem resolver esses problemas.
Na viagem, que tem início com uma caminhada longa e exaustiva, eles contaram com o apoio de uma equipe de repórteres, do povo e, no final, até de seus próprios pais. Passaram por uma conversa com um senador, que não resultou em nada; por tentativa de suborno para voltarem para casa; por entrevistas coletivas com a imprensa, até conhecerem Porchat??quem é Porchat??, que os levou até o livro dos quatro segredos.
Assim, através desse livro, formaram a Confraria dos segredos do livro de Porchat para tentarem realizar seu desejo: ajudar a fábrica da sua cidade. E, com a ajuda do Sr. Meyer??quem Sr. Meyer?? e de seus assessores, finalmente conseguiram elaborar planos para a volta do funcionamento da fábrica de móveis.
ZAMONER, Airo. Bagunçando Brasília. Curitiba: Protexto, 2002.
AUTORES
- Airo Zamoner (Escritor)