literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Animais de estimação
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestre em Educação PPGE/UFSC
Professora de Educação Infantil – PMF/SC
2020

A Coleção Animais de estimação, da editora Todolivro, é composta por dez títulos com textos de Roberto Belli, revisados por Helena Cristina Lubke e ilustrações de Belli Studio. Os livros têm o mesmo formato, tamanho 10 x13 centímetros, tipo de papel e letra; na capa inicial há a imagem do animal de que trata a narrativa, o nome da coleção, o título da história apresentada e o emblema da Todolivro. Na página final há o nome da coleção e a lista de todos os títulos da coleção. Há alguns dados da impressão; a indicação de parceria com o projeto: educar para crescer; o endereço eletrônico da editora; o ISBN; e uma caixa com habilidades desenvolvidas: habilidades de leitura, estímulo visual, desenvolve a imaginação, de 3 a 5 anos. As histórias são narradas em oito páginas e nos livros desta coleção há um narrador em terceira pessoa, não ocorrendo diálogos entre os personagens. O personagem principal de cada livro é o animal sobre quem é contada a história. Não há biografia do escritor.

Os títulos dos livros que compõem a coleção são: cãozinho; cavalinho; coelho; gatinho; hamster; papagaio; peixinho; pintinho; porquinho e vaquinha. Na primeira página de cada livro aparece em letras maiores e destacadas um novo título a cada história.

Cãozinho: as trapalhadas do cãozinho Lupi. Lupi era um cãozinho pequeno, gostava de correr e de latir. Sempre que encontrava o gato Niki, era uma correria; numa destas corridas, quase foi atropelado, e então Lupi resolveu modificar seus hábitos.

Cavalinho: o cavalinho Notável. Notável era um cavalinho muito inteligente. Na escola provocou a inveja de outro cavalinho, mas Notável o perdoou.

Coelho: Lulu o coelho levado. Lulu pegava frutas e verduras sem pedir, amassava a plantação de outros animais, jogava pedra no gato. Quando chegava em casa, ganhava castigo, mas de nada adiantava.

Gatinho: as travessuras do gatinho Tico. Tico era brincalhão e travesso. Às vezes sumia e deixava todos preocupados. Jogava bola, subia nos telhados, sujava as roupas do varal, virava latas de tinta; até levava broncas, mas tudo era brincadeira de criança.

Hamster: Leôncio, o hamster. Leôncio era um hamster muito trabalhador: limpava calhas, trocava telhas quebradas, consertava vidraças. Mas se há fantasmas, Leôncio não quer ver. Voltar para casa é o melhor a se fazer.

Papagaio: Lucrécio, o papagaio contador de histórias. Lucrecio contava histórias na praça da esquina. Os que paravam para escutar ouviam prosas de um papagaio que rebocou um avião até o aeroporto, de um poço que vai de Minas Gerais até o Japão, de uma caçada com o Saci-Pererê, de um papagaio exímio jogador de futebol.

Peixinho: Aderbal. O peixinho dourado. Aderbal vivia próximo a coloridos corais no fundo do mar. Ali perto, um navio tinha afundado, o peixinho desobedece seu pai que diz para ele não se aproximar da embarcação, pois quase foi pego por um tubarão.

Pintinho: Reginaldo, o pintinho curioso. Reginaldo não tinha amigos, por isso resolveu sair para conhecer outros lugares. Encontrou perigos e com a ajuda de um gato bondoso voltou para casa.

Porquinho: Romeu, o porquinho carteiro. Romeu gosta de sua profissão, apesar de ter que correr de cachorros e de ter que entregar em locais assustadores. Há situações que alegram seu dia: ganha biscoitos, entrega notícias, descobre aos poucos o mundo.

Vaquinha: Ditosa, a vaquinha mandona. Dizem que Ditosa já nasceu mandona. Mandava nas brincadeiras, e se os amigos não lhe obedecessem jogava-os no lago. Um dia, quase apanhou dos amigos que não gostaram da atitude de Ditosa. A mãe lhe deu um castigo. Os pais esperam que Ditosa aprenda a lição.

REFERÊNCIA

BELLI, Roberto. Animais de estimação. Il.: Belli Studio. Blumenau:  Todolivro, s/d.


AUTORES

Imagens